2.3.12

Igreja Matriz

A Igreja Matriz foi construída sob as ordens de Pe. João Leite Ferraz, filho do Sargento-mór Antonio Ferraz de Arruda e D. Maria Pacheco de Souza Menezes. Para levantar as paredes feitas de terra de pedregulho pilado, foi contratado - diretamente de Sorocaba - José de Barros Dias, que trouxe escravos e carros de bois para o serviço. 
Para fabricar as telhas, Pe. João Leite disponibilizou seu próprio sítio - situado a margem do Rio Tietê - onde montou uma olaria. Mais tarde, com todas as telhas prontas, o padre convocou os cristão ituanos, a fim de as buscarem e cobrirem a Igreja. Essa operação durou vários domingos e outros dias santificados. 
Em 1780, finalmente, foi inaugurada a Matriz de Itu. Posteriormente, com o avançar dos anos, foram realizadas várias obras de reformas estéticas e funcionais, como por exemplo, a capela do Santíssimo, a troca do assoalho da igreja por um belo revestimento de mosaico e a Gruta de Lourdes, graças a D. Eliza Margarida Galvão de Camargo, além da instalação elétrica - bastante moderna para a época.
Segundo o ituano Francisco Nardy Filho, a Matriz de Itu é, talvez, o mais belo templo do estado de São Paulo, caracterizando-se pela arquitetura românica, sua luminosidade, ventilação, obras de entalhe - referentes ao Barroco e Rococó - e pelos altares laterais, de "fino e belo gosto", afirma o historiador.
O viajante francês, Auguste de Saint Hilaire, em seu livro "Viagem através das províncias de São Paulo e Santa Catarina", ao referir-se sobre a Matriz ituana, escreveu: "[...] é decorada com gosto e conservada com apurada limpeza. Com uma extensão de 57 passos de comprimento, tendo de cada lado da nave dois altares, além de outros colocados obliquamente, na entrada da capela-mór, com colunas magnificamente torneadas e douradas. O seu teto é pintado de belas pinturas por um artista, que, apesar de não ter tido escola nem bons modelos, demonstra, contudo, qualidades admiráveis".

Esse artista era José Patrício da Silva e Jesuíno Francisco de Paula Gusmão, posteriormente conhecido como Pe. Jesuíno do Monte Carmelo, ambos nascidos em Santos.

Foto: Igreja Matriz de Itu. (A esquerda, em 2º plano, a Igreja do Carmo e ao centro da foto, em 3º plano, pode-se observar as torres da Igreja de N. Sra. do Patrocínio). 
Créditos: Jonas Soares de Souza/Grupo Fotos Antigas de Itu/SP.
Fontes: NARDY FILHO, Francisco. "A Cidade de Ytu". Itu: Ottoni editora, vol.01; 2ª ed. 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário